fbpx
Pular para o conteúdo

Passat iraquiano vermelho um carro antigo nunca restaurado

Passat iraquiano vermelho
Compartilhe

Passat iraquiano vermelho um carro antigo nunca restaurado, impressiona pelo estado de conservação. Apesar de ter rodado 24.000 km, o modelo do ano de 1986, parece ter acabado de sair da concessionária zero km.

Anúncio

Podemos dizer que o exemplar tem 99% de originalidade, as únicas alterações que recebeu, foi a remoção dos para barros fixados nos para choques 1 para cada roda, que por sinal eram muito feios.

E ganhou vidros elétricos nas 4 portas, no restante o Passat antigo LSE, é totalmente original, um carro único que encanta tanto colecionadores, como os amantes da geração do Passat quadrado.

O projeto originalmente era a versão LSE 4 portas que nasceu em 1978, para ser comercializado no mercado brasileiro como uma espécie de versão de luxo da Volkswagen.

Mas a partir de 1984 já como modelo 1985, a marca faz diversas adaptações na carroceria, para exportar para o Iraque, com um acabamento interno impecável, ar condicionado de série radiador duplo em cobre, e um número maior de instrumentos no painel.

Galeria de Fotos 1 – Imagens lartbr.com.br

Com a guerra no Iraque no auge, a montadora ficou com um estoque remanescente nos pátios da fábrica de São Bernardo do Campo, e acabou direcionando as unidades para o mercado interno, onde foi comercializado entre os anos de 1986 e 1987.

O modelo se tornou o único Volkswagen refrigerado a água em produção com o motor MD – 270 1.6. Todo o restante da linha Volkswagen, tanto os compacto BX, as demais versões do Passat antigo e a linha Santana, já utilizavam o motor AP.

O Passat iraquiano vermelho da nossa matéria, fez parte dessa história. O motivo que levou a marca a manter o motor MD – 270 1.6 apenas em uma versão, foi a falta de assistência técnica no Iraque para receber e fazer as manutenções nos novos motores AP, em virtude da guerra.

Galeria de Fotos 2 – Imagens lartbr.com.br

Desempenho

Estabilidade –  O Passat quadrado foi o carro nacional mais equilibrado entre os anos de 1974 e 1989, muito eficiente e seguro em curvas de alta, mesmo com o piso molhado. Em retas, em velocidades acima de 160 km/h era firme sem balanços repentinos.

Motor –  O motor MD-270 1.6, era eficiente e muito confiável, com uma ótima aceleração, indo de 0 a 100 em 15,5 segundos, bons números para um modelo 1.6 que pesava mais de 1000 kg.

Câmbio –  O câmbio manual de 4 velocidades, era de relações curtas, engates macios e precisos, deixando o carro divertido de dirigir, mas na estrada em velocidades acima de 110 km/h, o carro pedia a 5ª marcha que não existia.

Retomadas e ultrapassagens – Sem dúvida era um dos modelos nacionais mais eficiente e seguro, com um conjunto de motor e câmbio que respondia muito bem ao pedal do acelerador.

Consumo –  Na versão a gasolina fazia 9 km/l na cidade, um consumo considerado muito bom para um modelo médio da década de 1980.

Galeria de Fotos 3 – Imagens lartbr.com.br

Acabamento Externo

Faróis –  Faróis de lentes quadradas, duplos na horizontal, embutidos em uma moldura cromada;

Setas dianteiras – Embutidas no para-choque; Para – choques –  Envolventes na cor preto; Faróis de neblina – Opcional; Grade de ar do motor – Em lâminas na horizontal na cor grafite.

Retrovisores Externos – Panorâmicos com ajuste mecânico interno; Frisos – Emborrachado em toda a extensão do carro; Rodas – De aço 175/70 R13; Maçanetas – Na cor grafite.

Logo – “Passat LSE”, Na tampa do porta – malas; Lanterna Traseira – Frisadas tricolor com luz de ré; Bagageiro – Não; Teto Solar – Não; Limpador do vidro traseiro – Não.

Galeria de Fotos 4 – Imagens lartbr.com.br

Acabamento interno

Painel – Com mostradores em escala circular; Conta – giros – Sim; Acabamento do painel – Em vinil em tons grafite; Volante – Espumado de dois raios; Sistema de som – Sim.

Ventilador – Sim; Ar – condicionado – Sim; Ar –  quente – Sim; Luz de leitura – Sim; Relógio – Digital; Acendedor de cigarros – Sim; Cinzeiro – Sim; Acionamento dos vidros – Manual basculante.

Sistema de travamento das portas – Mecânico; Ajuste dos retrovisores externos – Interno mecânico; Acabamento dos bancos – Em tecido aveludado; Acabamento das portas – Em vinil e tecido aveludado.

Luz de Sinalização no rodapé das portas – Não; Banco traseiro – Com apoio para o braço e encosto de cabeça para dois passageiros;

Encosto de cabeça – Para quatro passageiros, sendo nos bancos dianteiros com regulagem de altura; Desembaçador elétrico do vidro traseiro – Sim; Assoalho – Acarpetado; Porta-malas – Acarpetado.

Vídeo Passat iraquiano vermelho

Vídeo Passat iraquiano vermelho
Ficha Técnica – Passat iraquiano vermelho – Ano 1986

Carroceria – Cupê; Porte – Médio; Portas – 4; Motor –  MD-270 1.6; Cilindros – 4 em linha; Válvulas por cilindro – 2; Posição – Longitudinal; Combustível – Gasolina.

Potência – 72 cv; Peso Torque – 83,77 kg/kgfm; Cilindrada – 1588 cm³; Torque máximo – 12,2 kgfm a 2600 rpm; Potência Máxima – 5200 rpm; Tração – Dianteira; Alimentação – Carburador.

Direção – Simples; Câmbio – Manual de 4 velocidades com alavanca no assoalho; Embreagem – Monodisco a seco; Freios – Freio a disco sólido nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras.

Peso – 1022 kg; Suspensão dianteira – Independente, McPherson – Mola helicoidal; Suspensão traseira – Eixo de torção – Mola helicoidal; Comprimento – 4262 mm; Distância entre-eixos – 2470 mm.

Largura – 1600 mm; Altura – 1355 mm; Aceleração de 0 a 100 – 15,5 Segundos; Velocidade máxima – 151 km/h; Consumo: Cidade 9 km/l – Estrada 13 km/l; Autonomia: Cidade 540 km – Estrada 780 km. Porta malas – 362 Litros; Carga útil – 450 kg; Tanque de combustível – 60 Litros.

Passat iraquiano vermelho
Passat iraquiano vermelho

Motor Tudo somos todos um só, o maior e melhor conteúdo de carros clássicos e carros japoneses do Brasil. Notícias, Fichas Técnica, fotos e novidades do mercado.

carros antigos
carros antigos

Carros antigos

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTATO Fale Com o Motor Tudo no Facebook.

Carros antigos