fbpx
Pular para o conteúdo

Gol quadrado 1984 a transição de motores e a chegada da versão esportiva

Gol quadrado 1984
Compartilhe

Gol quadrado 1984 a transição de motores e a chegada da versão esportiva: Um ano bastante significativo para o hatch do projeto BX. O modelo inicia a transição dos motores refrigerados a ar para os motores refrigerados a água, nas versões intermediárias.

Anúncio

Em 1984 as vendas do Volkswagen Gol caem, emplaca apenas 43.973 unidades quase 15.000 unidades a menos que no ano anterior. Mesmo assim a marca lucra muito com as novas versões e os novos conjuntos propulsores.

A partir do segundo semestre de 1984, as versões “S” e “LS” ganham os modernos motores MD-720 1.6 refrigerados a água mas ainda apenas com a opção de câmbio 4 marchas.

A versão “S” é reposicionada como segunda opção intermediária, a nova versão de entrada passa a ser o VW Gol BX, equipado com o motor Boxer tork 1600 refrigerado a ar, direcionado para vendas em grandes lotes direto da fábrica.

Mas a grande sensação, ficou por conta do lançamento da versão esportiva o Gol GT 1.8, equipado com o motor MD-280 1.8 de 99 cv no álcool e câmbio de 4 marchas, e passa a ser o compacto nacional mais rápido e mais caro da história.

Galeria de Fotos 1 – Imagens Pastore Car Collection

O Gol quadrado 1984 nas versões “S” e “LS” já equipadas com os motores MD-270 1.6 no segundo semestre de 1984 já como modelo 1985, também passam a ter um preço bastante salgado, superando as versões top de linha do Fait Uno, e do Chevette hatch.

Desempenho – Gol GT 1.8

O conjunto motor e câmbio, deixavam o Gol GT 1.8, extremamente ágil na cidade, indo de 0 a 100 em 11,7 Segundos, a confiabilidade também era um ponto forte do carro, mesmo exposto a altas temperaturas e muitas horas de funcionamento, entregava um ótimo rendimento.

A versão de 1984 saiu de fábrica com o câmbio 4 marchas, de relações mais longas, e engates muito precisos, mesmo quando motorista exagerava na força, ele continuava eficiente, também deixava o carro divertido de dirigir e com um ar todo esportivo.

Na estrada em velocidades acima de 140 Km/h o motor passava vibração para a carroceria, “situação e solução que só foi resolvida em 1985”. Mesmo assim em retomadas e ultrapassagens era o carro nacional mais eficiente naquele ano.

O conjunto do projeto do Gol Quadrado, era muito bem desenvolvido, deixando o carro muito estável e confiável, tanto em curvas de alta como em retas em altas velocidades.

Acabamento Externo

Frente com faróis quadrados, embutidos em um mesmo conjunto com as setas; grade de ar do motor pintada na cor do carro; para – Choques em lâminas de aço carbono, pintados na cor grafite, com friso emborrachado frontal.

Cantoneiras de plástico estendidas na lateral dos para – choques; luzes de longo alcance redondas na parte superior do para – choque; faróis de neblina, retangulares, na parte – inferior do para – choque.

Spoiler dianteiro, na parte abaixo do para – choque; retrovisores satélite, com controle mecânico interno; rodas de liga – leve estilo GT, 185/60 R14; logo GT 1.8 na tampa do porta malas.

Logo “GT” no vidro traseiro; limpador de vidro traseiro; lanternas traseiras tricolor, com luz de ré, tradicional da linha Gol quadrado; saída do escapamento dupla, estilo esportivo.

Acabamento Interno

Painel quadrado, com conta – giros e indicador de mudanças de marcha, em escala vermelha; volante esportivo, de 4 raios, estilo GT; logo “GT” em vermelho no painel; fino friso vermelho na extensão do painel, dando um ar mais esportivo.

Relógio digital no console; rádio AM/FM “Volkswagen”; ventilador de três velocidades; ar – quente; acendedor de cigarros; cinzeiro embutido no painel; acabamento de bancos e portas em tecido, em tons cinza.

Bancos esportivos, Recaro; encosto de cabeça com regulagem no banco dianteiro; banco do motorista com regulagem de altura; acionamento dos vidros, manual basculante; desembaçador elétrico do vidro traseiro; assoalho e porta – malas acarpetados.

Galeria de Fotos 2 – Imagens Pastore Car Collection

Ficha Técnica – Gol quadrado 1984 – Versão GT 1.8

Carroceria – VW Hatch; Porte – Compacto; Portas – 2; Motor – MD-280 1.8; Cilindros – 4 em linha; Posição – Longitudinal; Peso Torque – 62,68 kg/kgfm; Tração – Dianteira; Combustível – Álcool; Alimentação –  Carburador; Direção – Simples.

Câmbio – Manual com alavanca no assoalho; Embreagem – Monodisco a seco; Freios – Freio a disco sólido nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras; Peso – 934 kg; Comprimento – 3846 mm.

Distância entre-eixos – 2358 mm; Potência – 99 cv; Cilindrada – 1781 cm³. Torque máximo – 14,9 kgfm a 3200 rpm; Potência Máxima – 5400 rpm; Aceleração de 0 a 100 – 9,7 Segundos.

Velocidade máxima – 180 km/h; Consumo: Cidade 6,8 km/l – Estrada 12 km/l; Autonomia: Cidade 374 km – Estrada 660 km; Porta malas – 273 Litros; Carga útil – Não informada; Tanque de combustível – 55 Litros.

Motor Tudo somos todos um só, o maior e melhor conteúdo de carros clássicos e carros japoneses do Brasil. Notícias, Fichas Técnica, fotos e novidades do mercado.

Carro antigo bonito
Carro antigo bonito

Carros antigos

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTATO Fale Com o Motor Tudo no Facebook.

Carros antigos