Modelos médios que mexeram com o Brasil no início da década de 1980: A escolha é difícil, mas vale apena relembrar, os modelos de médio porte que fizeram os brasileiros sonharem, mas que estavam ao alcance de poucos.
Ford Del Rey
Um ano após seu lançamento, o novo médio de luxo Ford Del Rey Série prata 4 portas 1982, era um dos carros nacionais mais comentado e desejado, passou a figurar entre os mais caros, mais vendidos e também entre os mais roubados
No início da década de 1980 uma revista automotiva fez uma matéria com o seguinte título, “Cuidado donos de Voyage e Del Rey, os ladrões estão a solta”, o assunto abordava que ambos os modelos passaram a ser os principais alvos de bandidos.
Monza Hatch
Ele chegou ao Brasil logo após o lançamento do Ford Del Rey, e se tornou o modelo nacional mais atualizado e com o nível de ruído interno e externo mais baixo do mercado na versão Monza Hatch SL 1.6 1982.
Entre os anos de 1981 e 1983, ocorreu o processo de finalização da era dos Muscle Cars, fim dos poderosos Dodge, Ford Maverick, Ford Landau e das versões da família Opala SS de 171 cv, a nova tendência do mercado eram os médios de luxo.
A versão de entrada Monza “L” era destinada apenas para modelos com motor 1.6, já os modelos 1.8 tinham como opção básica a versão SL.
Monza Sedan
Em 1983 e 1984 era comum ver o modelo hatch 1.6, mas o Monza sedã 1.6, 4 portas a álcool em 1984, era bastante raro. Talvez o motivo que levou a Chevrolet manter o modelo sedã com motor 1.6 a álcool, tenha sido para abrir uma concorrência direta com o Ford Del Rey.
Ford Escort
1983 – Lançamento nas versões básica, L e GL com motores CHT 1.3 ou 1.6 e câmbio de 4 ou 5 marchas em agosto; 1983 – Versão Ghia com câmbio de 5 marchas em outubro; 1983 – Versão XR3 – Experimental Research 3 – com motor CHT 1.6 a álcool de 82,9 cv em dezembro.
Volkswagen Santana
A versão top de linha Santana CD, chamava a atenção pelo lindo desenho das rodas de liga-leve, faróis de neblina e a novidade na linha Volkswagen aqui no Brasil, o esguicho de água para lavar os faróis. Outro detalhe que para os fãs da montadora alemã ficou muito marcado, foi o painel. Acostumados com os painéis quadrados da linha BX, o novo desenho e posicionamento dos botões foi um grande diferencial.
Motor Tudo somos todos um só, o maior e melhor conteúdo de carros clássicos do Brasil. Notícias, Fichas Técnica, fotos de carros antigos e novidades do mercado.