Mercedes Benz 1987 Turbo Diesel o impressionante Sedan 3.0 6 cilindros, a configuração MB 300D, entrega 143 cv, e passa dos 200 km/h de velocidade final real. Para os padrões europeus e norte americano um modelo compacto/médio.
A unidade da nossa matéria um MB que é destinada a colecionadores, nunca reformada ou restaurada. Para os padrões do Brasil era um modelo de grande porte e de altíssimo custo. Trazer uma unidade para o Brasil durante a década de 1980, era um grande desafio até mesmo para a classe alta.
Com as fronteiras comerciais fechadas, as duas únicas alternativas para os magnatas brasileiros adquirirem um exemplar, era ter uma boa relação política com países vizinhos como o Uruguai, e dar um jeitinho brasileiro para regularizar a documentação.
Outra alternativa, era através de funcionários dos consulados de países europeus ou norte americano, onde os funcionários estrangeiros tinham o direto de rodar com veículos importados, e posteriormente repassava para políticos e empresários brasileiros.
Mas o que mais chama a atenção no Mercedes Benz 1987, na configuração sedan 300D, é que o modelo deixa bem claro a gigantesca diferença econômica do Brasil para países de primeiro mundo durante a década de 1980. Por lá o carro foi largamente utilizado como táxi. E já oferecia freios ABS, Air Bag e limpador de faróis.
Com preços relativamente populares, a marca disponibilizava o modelo para frotistas. Existem registro em países como Alemanha que unidades chegaram a rodar 1.000.000 de km, sem precisar fazer o motor.
Hoje no Brasil um colecionável extremamente raro, que chama a atenção pela robustez, qualidade do acabamento e principalmente por ser um carro de passeio com motor Turbo Diesel.
Ficha Técnica – Mercedes Benz 1987
Carroceria – MB Sedan; Porte – Grande; Portas – 4; Motor – OM603 – 3.0; Cilindros – 6 em linha; Válvulas por cilindro – 2; Posição – Longitudinal; Combustível – Diesel; Potência – 143 cv; Peso Torque – N/D kg/kgfm.
Cilindrada – 2996 cm³; Torque máximo – 35 kgfm a 3400 rpm; Potência Máxima – 4600 rpm; Tração – Traseira; Alimentação – Injeção direta; Direção – Hidráulica; Câmbio – Automático com alavanca no assoalho.
Embreagem – Conversor de torque; Freios – Freio a disco nas 4 rodas; Peso – 1450 kg; Suspensão dianteira – Independent; anti-roll barSuspensão de Trás; Suspensão traseira – N/D.
Comprimento – 4740 mm; Distância entre-eixos – 2800 mm; Largura – 1740 mm; Altura – 1430 mm; Aceleração de 0 a 100 – 10,9 Segundos; Velocidade máxima – 202 km/h.
Consumo: Cidade N/D km/l – Estrada N/D km/l; Autonomia: Cidade N/D km – Estrada N?Dkm; Porta malas – 320 Litros; Carga útil – N/D kg; Tanque de combustível – 70 Litros; Valor atualizado Aproximado – R$ 510.000,00; Valor atualizado aproximado se refere apenas a uma estimativa de quanto o carro custaria hoje Zero Km na concessionária – Não possui nenhum parâmetro real do mercado atual.
O Motor Tudo, NÃO trabalha com nenhum tipo de comércio de carros, apenas faz matérias sobre a história de carros clássicos.