Imagens lartbr.com.br

Van Chevrolet Veraneio 1979 no auge da carreira, o rei dos serviços públicos

Imagens lartbr.com.br

O SUV raiz da montadora americana atingiu seu auge em unidades emplacadas no final da década de 1970, com vendas modestas nas concessionárias, mas um campeão em vendas em grandes lotes direto da fábrica.

Imagens lartbr.com.br

Como já citado em outras matérias do Motor Tudo, o modelo nasceu em 1964 em substituição ao lendário Chevrolet Amazona, mas em 1970 foi rebatizado de Chevrolet Veraneio.

Imagens lartbr.com.br

Talvez nem mesmo o mais otimista diretor ou engenheiro da montadora, tanto aqui no Brasil, como na matriz em Detroit nos Estados Unidos, poderiam imaginar que um utilitário de grande porte e de alto custo, em um país de terceiro mundo, pudesse fazer tanto sucesso.

Imagens lartbr.com.br

Para quem não sabe, as unidades vendidas nas concessionárias direcionadas para o público pessoa física, tanto na versão Standard 4 cilindros que passou a ser oferecida a partir de 1976, como na versão Luxo de 6 cilindros, tinham algumas diferenças na carroceria, em relação as unidades direcionadas para serviços públicos.

Imagens lartbr.com.br

Para Polícia Militar, Civil, Federal e Exército, além de ambulância, o modelo recebia reforço nos suportes de fixação do motor, câmbio e suspensão.

Imagens lartbr.com.br

Os impactos no dia a dia em ruas sem calçamento, e o uso estressante do veículo, 24h por dia na mão de diferentes funcionários, provocava trinca em alguns setores estruturais, caso não saísse de fábrica já devidamente preparado.