1981 foi um o ano de transição para o sistema de alimentação do Fusca, ainda saía de série com platinado e dínamo, mas a opção de ignição eletrônica e alternador já existia.
A montadora Volkswagen iniciou o processo de transição do sistema de ignição e alimentação do Fusca com bastante cautela, o modelo vinha sendo equipado a 31 anos no Brasil basicamente com o mesmo sistema
Ano a ano a VW vinha modernizando, mas o novo sistema eletrônico era mais complexo e demoraria algum tempo para que mecânicos e oficinais autorizadas e não autorizadas se adaptassem.
Em 1981 para comprar um Fusca você tinha duas opções, o sistema de platinado e dínamo ou como opcional, o novo sistema de ignição eletrônica com alternador, que deixava o carro melhor na partida
Os modelos a álcool eram os mais beneficiados, melhoravam significativamente na partida a frio. Em 1982 o Fusca passou a sair de série já com sistema de ignição eletrônica e alternador.
Os modelos com Ignição eletrônica e alternador, tanto na versão a álcool como a gasolina, tinham um desempenho melhor em ultrapassagens, retomadas e dava ao motor um torque um pouco mais robusto.