fbpx
Pular para o conteúdo

VW Zé do Caixão 1600 L 1969 Com acabamento interno esporte fino

Compartilhe

O antecessor do Voyage, não foi um líder em vendas, mas era um dos preferidos dos taxistas, e fãs de sedãs compactos, um modelo simpático e elegante

No mercado desde o final da década de 1960, fazia parte da família VW 1600, SW Variant, hatchback TL, e já na década de 1970 SP1 e SP2.

A versão VW Zé do Caixão 1600 L 1969, era o modelo sedã três volumes da família. Oferecia como opcional de acabamento interno diferenciado, painel com forração em imitação de madeira jacarandá, bancos e acabamento das portas na cor marrom, em imitação de couro, além de detalhes cromados, que davam um visual esporte fino.

O modelo nunca caiu na graça do público família, que dava preferência ao Fusca, e modelos DKW Vemag. Mas por ser um modelo 4 portas, acabou caindo nas graças de taxistas e frotistas, a montadora entendendo a tendência de mercado, oferecia um algo a mais no visual.

Desempenho

O motor VW 1600 entregava bons 60 cv de força, e era montado na famosa posição “Baixa”, que dava um torque mais suave, diminuindo levemente o nível de ruído interno.

O câmbio 4 marchas era e engates precisos, mas de relações longas, sem muita elasticidade, mas era o suficiente para o trabalho na área urbana.

Na cidade era suficientemente ágil para um modelo compacto da época, na estrada atingia velocidade final de 131 km/h de velocidade final real, um bom número para um sedã 4 portas compacto, mas em retomadas e em ultrapassagens faltava fôlego.

O conjunto, carroceria, chassis e suspensão, também era de desempenho modesto, em curvas de alta com o carro pesado era sempre bom o motorista ficar atento a saídas repentinas de pista.

Acabamento Externo

Frente quadrada, com faróis retangulares na horizontal;

Setas embutidas no para-lama dianteiro;

Para-choques em lâminas de aço carbono, cromados;

Retrovisores cromados estilo raquete, com ajuste manual;

Friso lateral metálico em toda a extensão lateral;

Logo VW na frente do capô dianteiro;

Vidro traseiro lateral bipartido, estilo quebra vento;

Lanterna traseira retangular tricolor, com luz de ré;

Rodas de aço tradicionais família VW, com lindas calotas cromadas,

Logo VW 1600 L na tampa traseira.

Acabamento Interno

Painel com mostradores básicos, em escala circula + relógio analógico;

Forração do painel em imitação de madeira jacarandá;

Volante de plástico injetado, com meio aro cromado ao centro, para acionamento da buzina;

Radio AM – opcional;

Acendedor de cigarro;

Cinzeiro embutido no painel;

Porta – luvas com tampa;

Cinzeiros cromados embutido nas portas traseiras;

Acabamento de bancos e portas em vinil, na cor marrom;

Assoalho e porta malas emborrachados, com tapetes aveludados.

Ficha Técnica – VW Zé do Caixão 1600 L 1969

Carroceria sedã;

Porte Compacto;

4 portas;

Motor VW Boxer baixo, 1600 refrigerado a ar;

Cilindros 4 opostos na horizontal;

Longitudinal;

Tuchos Mecânicos;

Tração Traseira;

Combustível Gasolina;

Direção Simples;

Câmbio manual de 4 marchas;

Embreagem monodisco a seco;

Freios a tambor nas 4 rodas;

Peso 862 kg;

Potência 60 cv;

11,5 kgfm a 2400 rpm;

Potência Máxima 4600 rpm;

De 0 a 100 – 41,2 Segundos;

Velocidade máxima 131 km/h;

Consumo na Cidade 7 KM/L – Estrada 8 km/l;

Autonomia: Cidade 287 Km – Estrada 328 km;

Tanque de combustível- 41 litros;

Porta-malas – 140 litros;

Valor atualizado Aproximado – R$ 77.389,00.

Valor atualizado aproximado se refere apenas a uma estimativa de quanto o carro custaria hoje Zero Km na concessionária – Não possui nenhum parâmetro real do mercado atual.

O Motor Tudo, NÃO trabalha com nenhum tipo de comércio de carros, apenas faz matérias sobre a história de carros clássicos brasileiros.

Carros Clássicos Brasil – VW 1600

7 comentários em “VW Zé do Caixão 1600 L 1969 Com acabamento interno esporte fino”

  1. Olá amigo,
    Alguém saberia indicar um em.bom estado, original e a um preço justo e documentos em dia?
    Será para uso da minha esposa. Não será para venda.
    Aguardo uma resposta motivante.
    Obrigado.

  2. Não consigo deixar de admirar esses carros, são muito lindos, e a conservação feita pelos colecionadores, impecável. Adoraria ter um automóvel clássico. Parabéns ao Jairo Kleiser, administrador do Motor Tudo e aos donos dessas máquinas maravilhosas!

  3. Muito lindo o carro da foto. A qualidade e a conservação mantidas pelos colecionadores me deixam fascinado. Parabéns! Andei nesses carros, nos tempos da minha infância, na década de 1970. Tal como já comentei aqui, diversos parentes, amigos e conhecidos tiveram Fuscas e seus derivados, e houve também as ocasiões em que andava nos táxis. Lembro de em 1979, na minha primeira viagem mais distante de casa, de São Paulo para o Rio de Janeiro, o táxi um TL, com o motorista, mais um adulto e duas crianças tendo que subir a estrada do Corcovado, mesmo sendo 1600, alguns trechos só em primeira marcha, e com bastante esforço.

Carros antigos

Abrir bate-papo
Olá 👋
Seja bem vindo
147 Fiat novo que encanta colecionadores e fãs do modelo Volkswagen Passat antigo 50 anos de história Corcel branco, a versão Luxo de 1973, o fim da hegemonia entre compactos e médios Fiat 147 amarelo 1977, a montadora completa 1 ano de Brasil, com um gigantesco desafio Chevette Junior, a primeira fornada do popular 1.0 da Chevrolet em 1992 Opala Granluxo, 4 portas 1971, o primeiro ano da nova versão top de linha Fusca 1800, o tipo exportação de 1986, customizado com motor 1.8 e injeção eletrônica Ford Escort sedan, o Verona é renomeado e ganha o motor inglês Zetec 1.8 16V Volkswagen Fusca 1300 L 1978 Fusquinha Carros Brasília, a tendência de customizar unidades com teto solar e rodas estilo Porsche

CONTATO Fale Com o Motor Tudo no Facebook.

Carros antigos