Uno Mille o início da guerra dos populares.

Compartilhe

Em 1990 logo que foi anunciado os incentivos para carros com até 1000 cm³, a Fiat conseguiu uma incrível proeza em 90 dias lançou o primeiro modelo 1.0 dos anos 90.


Mas como a Fiat conseguiu desenvolver um projeto em tempo recode?

Na verdade a Fiat já tinha a tecnologia de motores refrigerados a água com 1300 cm³, bastou reduzir o curso dos pistões e fazer mais algumas adaptações mecânicas, aliado a um acabamento onde no painel só tinha o velocímetro, temperatura do motor e nível de combustível, pneus 145/13 o famoso canela fina, o acabamento interno o mais básico desde a época do Fiat 147, um retrovisor do lado do motorista sem controle interno.


Quanto a potência e desemprenho, até que para um carro 1.0 recém lançado e sem nenhum projeto andava bem.

As opiniões na época eram bastante divididas, alguns diziam que já mais comprariam um carro 1.0, sendo que na época estávamos no auge dos potentes motores AP, e dos sofisticados Monza entre outros. 

Mas existia uma parte do público que se mostrou muito interessado, mulheres, solteiros, casais recém casados.

Menos de um ano após seu lançamento, as empresas e órgãos públicos vendo que o carro era resistente, e econômico, começaram a fazer encomendas com a Fiat, serviços administrativos, e vendedores haviam encontrado o carro perfeito.

Uno Mille na prática.

Quem era motorista experiente e dirigia o Mille pela primeira vez, realmente sentia um grande impacto, em comparação aos demais carros nacionais, ele era amarrado, lento, com retomadas de marchas demoradas, mas tudo era apenas uma questão de costume, após aceitar a nova e lenta realidade o motorista acabava entendendo as limitações de um carro de 1000 cm³ sem nenhuma tecnologia eletrônica e acabava gostando do carrinho.

Tenho um grande amigo que me disse na ocasião a seguinte frase ” me coloquem uma camisa de força e me internem se um dia eu comprar um carro 1000″, pois é meus amigos poucos anos depois ele comprou um Uno 1000 e nunca mais parou de comprar carros populares.

Motor Tudo – Fiat Uno Mille 1000.

Carros dos anos 90

Deixe uma resposta