Em 1990 chega ao mercado o Santana Executivo 2000i uma versão mais requintada e confortável que a do GLS.
Em 1990 chega ao mercado o Santana EX 2000i mais conhecido como Santana Executivo, uma série especial que veio para dar um novo folego nas vendas do modelo de luxo da montadora alemã, com alguns atrativos a mais que a versão top do GLS, cores metálicas, preto, azul e vermelho, rodas de liga leve BBS nas cores que combinassem com o a cor predominante do carro e freios a disco ventilados.
Mas o grande destaque da série especial do Santana estava debaixo do capô, o mesmo motor que equipava o Gol GTi 2.0, porém por ser um carro maior e mais pesado na prática gerava no máximo 114 CV, aproximadamente 10 cavalos a menos, e com o desempenho um pouco baixo que o do Gol, que já era de se esperar, devido as variações de projeto, mas em 1991 a montadora conseguiu chegar a 125 CV.
No interior o carro entregava o que a montadora prometia, bancos Recaro em tons cinza, bastante conforto e requinte para o padrão de um sedã médio de luxo.
Durante os anos 90 muitos especialista criticaram a capacidade do carro como um todo.
Segundo alguns especialistas o carro deixava a desejar no que se refere a potência do motor, faltava força nas retomadas de marcha com o carro em sua capacidade máxima de peso.
E no que se diz respeito ao acabamento e conforto também houveram críticas, alguns esperavam um pouco mais.
Mas no meu humilde entendimento, o Santana era um sedã médio de luxo, e não um sedã grande de Luxo como o Chevrolet Omega, e o Opala Diplomata que entregavam muito luxo e potência.
De uma maneira ou de outra o carro encantou muita gente, tanto o público jovem como o público de meia idade do ano de 1990 sonharam em ter um Santana EX.
Motor Tudo somos todos um só, o maior e melhor conteúdo de carros clássicos e carros japoneses do Brasil. Notícias, Fichas Técnica, fotos e novidades do mercado.
Esse Santana EX e o Monza E.F.500 roubaram a cena em meados dos anos 90!!! Epoca que as montadoras faziam carros de verdade!!!
Concordo
SÓ QUEM TEVE PODE OPINAR! THE BEST!!!
Esse Santana é simplesmente animal, por fora e por dentro, olha esse interior.
Verdade um dos carros nacionais mais bonitos da história.
Em Setembro de 1994 meu avô chegou aqui em casa com esse Santana lindo azul, ele foi o segundo dono esse carro está na família há 26 anos ,meu avô faleceu em 2008 e desde então o carro passou para o meu nome sou o terceiro dono , este carro só trouxe alegrias na família, no momento eu não tenho interesse em vende-lo, inclusive até ja ofereceram um preço bom nele dava ter ter comprado um carro zero.