Passat LS 1.5 1974 começa um novo tempo

Compartilhe

O Passat LS 1.5 1974 chega ao Brasil, substituto do WV TL, e que seria considerado o esportivo mais perfeito do país até 1988/89. No primeiro ano de produção era oferecido nas versões “L” e “LS”, ambas com o motor BR 1.5.

No início dos anos 70 a linha VW refrigerada a ar, mais conhecida como a geração VW 1600, já dava sinais de estar ficando ultrapassada, pensando na renovação da frota, a montadora alemã tinha duas opções para renovar seus produtos, o Golf que havia sido lançado na Europa no mesmo ano, ou o Passat que já estava no mercado europeu a 1 ano, por questões técnicas o eleito foi o Passat, que por sinal foi uma ótima escolha.

Para os fãs da Volkswagen no Brasil, o Passat trazia grandes inovações

Motor dianteiro 1.5 refrigerado a água que podia gerar 78 cv de força e nos dois anos seguinte com motor 1.6 passou a gerar 85 CV, para a época algo notável em relação aos motores refrigerados a ar que equipavam os demais VW, nível de ruido interno e externo, em baixas e altas rotações, mais baixo que o de sua antecessora VW TL.

Tração dianteira, suspensão moderna, mais silenciosa e estável, e um câmbio longo de 4 marchas, definitivamente nascia uma nova era.

Os clientes da montadora aqui no Brasil acostumados com carros lentos, com nível de ruído alto, se sentiram deslumbrados com a evolução tecnológica do novo médio da montadora.

Outra coisa que agradou muito no Passat foi o painel, para a época, era muito bonito, de fácil visualização dos mostradores e vinha de série na versão LS com ventilador, coisa rara em um Volkswagen da época.

Outro fator que diferenciou o Passat foram os freios com sistema mais atualizado, dando melhor segurança.

Talvez a própria montadora tenha subestimado o sucesso do carro no Brasil, que atingiu picos de vendas logo nos dois primeiros anos, sem contar a processo de exportação nos anos seguintes para vários países.


Ficha Técnica – Passat 74

Motor VW BR 1.5 refrigerado a água.

78 cv de força.

Câmbio 4 marchas.

De 0 a 100 em 15 Segundos.

Velocidade Máxima 150 km/h

Peso 910 kg.

Carros dos anos 70 – Volkswagen Passat 1.5 1974.

Passat antigo – Carros Clássicos brasileiros.

Deixe um comentário