Fusca Fiat o Cinquecento encarou o modelo alemão de frente

Compartilhe

Fusca Fiat o Cinquecento encarou o modelo alemão de frente. No final a década de 1940 e durante toda a década de 1950, os países mais desenvolvidos da Europa, começaram a ser reerguer, e com a Itália e Alemanha não foi diferente. Mas o VW Sedã saiu na frente, um projeto já e existente, fruto da segunda guerra, se transformou em carro popular no mundo inteiro.

Já o Cinquecento, chegou em 1957, 12 anos após o conflito, com basicamente a mesma proposta do VW sedan, um subcompacto ou mini, refrigerado a ar, barato e de manutenção descomplicada. O modelo Volkswagen “Carro do Povo”, era mais rápido e mais ágil, porém o mini italiano entregava um consumo de combustível mais atraente.

Logo ambos os modelos viraram febre em toda a Europa. Mas entre 1957 e 1975 o Fia 500 foi a sensação na Europa, batendo de frente com o VW Fusca, e modelos como Citroën, e o mini inglês BMC. Equipado com o motor de 2 cilindros traseiro refrigerado a ar, de desempenho modesto mas eficiente e confiável para o nicho sugerido.

O grande problema foi o poder de cada montadora para ganhar o mundo, durante a década de 1950 as empresas alemãs tinham apoio direto e supervisão de países como Estados Unidos e Inglaterra, facilitando o VW sedan “Fusca” a ganhar o mundo e vender milhões de unidades em países de terceiro mundo como Brasil e México.

Na batalha Fusca Fiat, o Cinquecento, acabou ficando restrito a alguns países da Europa e a algumas províncias da antiga União Soviética. Por questões políticas pós guerra, a montadora não conseguiu o fôlego suficiente par fazer o mesmo sucesso em outros países, em 1975 sua primeira geração chega ao fim. Retornou na década de 1990 mas com uma carroceria quadrada que não agradou os fãs.

Já em 2007, teve seu retorno triunfal, agora o Fiat não era mais um modelo popular, com um público seleto, e linhas retro. O sucesso foi imediato, alcançou o mercado brasileiro. Mas o mais importante, foi que deu continuidade a sua história. A batalha contra o Fusca não terminou. O novo Fiat 500 elétrico, logo vai enfrentar o novo Fusca elétrico que a Volkswagen colocará no mercado.

Continua galeria de fotos

Deixe um comentário