Fusca 1500 1974 – 1975

Compartilhe

Do meio para o fim doas anos 70 o Fusca tem como principal versão para venda, a versão média do modelo, o Fusca 1500.

No meio e no final dos anos 70 o Fusca 1500 foi o carro chefe das vendas do besouro aqui no Brasil, basicamente os modelos eram na versão básica Fusca 1300, média Fusca 1500, e top Fusca 1600 L.

Em uma época que praticamente o carro não tinha um concorrente direto em nenhum lugar da América do Sul, a classe operária em todo o Brasil pela primeira passou a ter poder de compra, e com a expansão dos parques industriais nos grandes centros, o Fusca passou a ser a melhor opção de compra para a classe trabalhadora do nosso país.

 O Fiat 147 seu primeiro e único concorrente direto chegou em 1976 mas levou alguns anos para se estabelecer no Brasil, em quanto isso o Fusca deitou e rolou em vendas.

O Fusca 1500 trazia uma nova cara ao modelo, passava a ser equipado com o mesmo motor da Brasilia, oferecendo mais potencia 52 Cv de Força, 7 a mais que o modelo 1300, que para a época era uma diferença considerável, sem contar que o fato de dirigir um modelo mais potente, digamos que na época dava ao comprador mais status.

Mas existiam algumas características além da motorização da Brasilia que faziam com que o Fusca 1500 tivesse um charme maior.

O bom e velho volante preto de imitação de marfim e o arco cromado de acionamento da buzina eram um charme inesquecível, bancos de napa, que era uma imitação barata de couro também tinha lá seu charme, e um painel com adesivo imitando madeira, itens que ficaram na memória de todos que viveram a época.

Imagem Revista Quatro Rodas.


As grandes calotas cromadas era item de série no modelo, que dava um charme todo especial, na minha humilde opinião, as cores vermelho bombeiro e verde mato ou verde folha como queiram, era as minhas cores preferidas.

Imagem Pastore Car

Motor Tudo – Fusca 1500

Carros dos anos 80

8 comentários

  1. Amauri Mazzo

    A Brasília era motor 1600. Inicialmente com um carburador depois saiu com dupla carburação. Sobre o Fusca 1500, tive 2. Um 72 e um 73. Os dois ótimos carros, mas o 72 tinha um câmbio mais longo, andava bem mais. Alguém saberia dizer se tinha mesmo essa variação entre os anos ou o meu era modificado. Abraços e parabéns pelo blogue.

    • motortudo Autor do post

      Oficialmente não tenho nenhuma informação se havia alguma diferença de cãmbio ou sistema de alimentação entre o modelo 72 e 73.
      Mas se você comprou usado, pode ser que os modelos tenham glicles alterados para mais ou para menos consumo, ou recebido um câmbio mais longo como o do SP2.

    • Rogério

      Meu pai tinha um Fuscão 73, 1500, adquirido em 75 quando em 99, foi roubado, na época eu com 15 anos.
      Lembro quando tirava racha com um colega que tinha un 1300, e um outro que tinha um 68 motor 1700 dupla carburação, aí não tinha pra ninguém!
      Todos com 15 e 16 anos…que tempos bons!

    • motortudo Autor do post

      Ola meu amigo, quando quiser nos envie fotos dos carros que você restaurou, colocamos em nosso blog em postagens e com os créditos direcionado para sua empresa. Abraços.

Deixe uma resposta