Com o lançamento do Ford Del Rey em 1981 a Ford da início a era dos médios de luxo no Brasil
Entre os anos de 1980 e 1981 chega ao mercado brasileiro o Ford Del Rey, abrindo a geração de sedãs médios de luxo.
Até então no Brasil tínhamos basicamente apenas dois seguimentos de carros, os coupés como o Corcel e VW Passat, além dos compactos, Chevette e os Volkswagen a ar, ou os gigantes de luxo, Ford Landau, Alfa Romeu TI e Opala, agora o mercado passava a ter um médio de luxo, com valores mais ao alcance da classe média.
O Ford Del Rey e logo em seguida o Monza sedã, abriram uma nova era no que se refere a luxo, conforto e acabamento interno, bonito e de qualidade.
Estávamos acostumados com carros que ofereciam acabamento interno com pouco ou nenhum conforto, painéis rudimentares, carros dignos de um país de terceiro mundo.
A ideia da Ford de lançar o Del Rey que inicialmente foi lançado nas versões, série prata e série ouro, com motor CHT 1.6, trouxe vida nova ao mundo dos automóveis no Brasil.
No ano de 1982 pouco mais de um ano após seu lançamento, o carro fazia tanto sucesso no Brasil, que se tornou o principal alvo dos ladrões, a Revista Quatro Rodas na época, lançou uma reportagem com o seguinte título, “Cuidado donos de Del Rey os ladrões estão a solta”.
O Del Rey ouro trazia algumas novidades de série como ar condicionado, vidros elétricos e direção hidráulica, equipamentos antes só encontrado em dois carros nacionais, as versões top do Opala e no Alfa Romeu Ti, comercializado pela Fiat na ocasião, porém eram extremamente caros, ao contrário do Del Rey que era um sedã médio de Luxo com o preço mais próximo da realidade financeira do brasileiro.
O Sucesso quase que absoluto do Ford Del Rey foi até o ano de 1984, quando o Volkswagen Santana e o Chevrolet Monza começaram a aparecer no mercado como boas opções dentro do mesmo seguimento do Del Rey.
Ficha Técnica Ford Del Rey 1981
Carroceria sedã.
Médio porte.
2 portas.
Motor CHT 1.6.
Tração dianteira.
Combustível álcool.
Carburador.
Direção Hidraulica.
Câmbio manual de 5 marchas.
Freios a disco ventilados nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras.
Peso 1092 KG.
Potência 73,3 CV.
De 0 a 100 – 18,2 Segundos.
Velocidade máxima 150 KM/h.
Consumo Cidade 6,7 KM/L Estrada 11,2 KM/L.
Porta malas 328 Litros.
Carga útil 474 KG.
Tanque de combustível 57 Litros.
Preço atualizado aproximado R$ 75.245,00.
Valor atualizado aproximado se refere apenas a uma estimativa de quanto o carro custaria hoje Zero Km na concessionária.
Motor Tudo – Ford Del Rey 1981
Carros Clássicos Brasil