Chevette SL 1976, ano em que o governo brasileiro publicamente anunciou a crise do petróleo, a situação caiu como uma luva no colo da montadora Chevrolet, que tinha o compacto mais confortável e econômico do mercado.
O compacto da GM, era o carro nacional compacto com a melhor relação economia e conforto, um de seus principais concorrente acabara de chegar no mercado
Os modelos VW Fusca e Brasília, mesmo nas versões com motor 1300, entregavam um consumo alto para modelos populares, e deixavam muito a desejar no acabamento e conforto.
O modelo da Chevrolet fazia 14 km/l na estrada, o Fusca 1300 11 km/l, mas o Chevette ainda oferecia uma acabamento interno muito superior que os modelos VW
Nível de ruído interno mais baixo, suspensão macia, caixa de direção mais precisa e confortável e um painel mais moderno e eficiente, além da distribuição de peso que deixava o carro muito mais estável e seguro.
O ponto negativo ficava para o custo das manutenções preventivas e corretivas, durante o período de revisões na concessionária, a Chevrolet não poupava esforços para cobrar valores acima da realidade do mundo dos compactos.