Variant II deu origem ao painel quadrado


A Variant II trouxe em 1978 para o mercado o painel quadrado herdado e utilizado pela família BX, e utilizado até 1987.

No segundo semestre de 1977 nasce a nova perua perua da Volkswagen a Variat II, que também serviria de base para a Parati em 1982.

Sem dúvida ela era muito bonita, espaçosa, impunha respeito por onde passava, trazia alguns itens inéditos para a família Volkswagen como banco com encosto de cabeça embutido no banco, item de conforto e segurança.

Pneus mais largos 175/80 R 14, para os consumidores dos produtos da montadora alemã, que estavam acostumados com os chamados carros de canela fina. equipados com pneus 155/ 14 e não radiais, era uma grande e interessante novidade.

Apesar da beleza e das inovações para a linha VW 1600, a Variant II não durou muito no mercado, o motivo foi o seu lançamento já no final dos anos 70, onde começava a nascer uma nova época, a dos motores refrigerados a água e tração dianteira, também com sua estrutura já ultrapassava ficava inviável para a montadora tentar fazer algum UPgrade no modelo.

Mas uma coisa a Variant II deixou para as futuras gerações, o painel quadrado, tão criticado por muitos, inclusive eu.

Mas se olharmos para os anos 70 veremos que para a época o referido painel era bonito e eficiente, o problema em não foi o desenho nem a funcionalidade, mas a demora na atualização e modernização dos comandos e mostradores na linha BX durante os anos 80, que fez com que os concorrentes da Ford, Fiat, e Chevrolet, sempre estarem um passo a frente no quesito acabamento.


Muito também criticavam a Variant II dizendo que a mesma não passava de uma Brasilia grande, se formos olhar por este lado, a Parati que fez tanto sucesso e foi líder em vendas, também não passava de um GOl esticado.

Motor Tudo – Variant II 1978.


 

Variant II deu origem ao painel quadrado
Rate this post

2 comentários em “Variant II deu origem ao painel quadrado”

  1. Belo carro e fez história por ser um dos últimos moelos refrigerados a ar com inovações técnicas. Valeu

Deixe uma resposta